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162 A MENSAGE1I DA BíBLIA algum modo tamb6m, na mreânica da exprr:.;são, posto que se ordena ao fim prátie.o de (•sr·rever essa ideia Clm– cebida pelo entendimento. 'l'o(1o o mecanismo <k eoneep– ção e expressão do hagiógrafo se acha elevado, movido p impelido por Psse misterioso influxo inspirativo de Deus. Por outro lado, eomo o iustrumP1lto huinano aetua hwnanamnite, eom toda sas suas deficiências, não há ineonveniência nas diferPneas de estilo verifieadas por essa misteriosa e,ondescPrnlfü;cia ou «synkatabasis» de que o ~fanto Padre nos fala na «Dú·ino afflante Hpiritu». É o caso do bom pianista que executa a mesma peça mestra num piano dt> grande qualidade, perfeitamente afinado, ou noutro de qualidade inferior e totalmPnte <lt>safinado. O autor principal r ele próprio, a mestria c,om que exeeuta a IH!ça r igual, a peça 6 a mesma, mas o efeito é muito diYerso. Tambrm o Bspírito Santo, ao aetivar, com o Seu influxo inspirativo, as potências ima– ginativas e de expressão de um Isaías, consegue melhor efeito, sob o ponto de vista liü·rário, do que quando toma r•omo instrumento da sua acção a Amós, rude pastorinho. Portanto, e&•:ms impprfeições de expressão não se podem atribuir à causa prineipal, mas ao instrumento deficiente, a não ser de um modo indireeto por tPr querido servir-se de uma causa instrumental menos apta. ConY6m notar, alrm disso, que ,o influxo de Dern; na selecc:ão dos Yoeá– bulos, não exime o hagiógrafo clP t('r de os buscar. Se>ria necessário concebPr a intPrvenção de Deus anàlogamente à sua actuação nas eam;as naturais, não lhes tirando a liberdade dP aeção irn,rPnte à natun•za eom,titutiva de um sujeito racional capaz de aeções próprias. Portanto, ao falar de inspiração verbal, não se trata de uma aetuação meeânica do hagiógrafo que se portaria como mero autómato, mas de alguma coisa exigida pela própria natnr<'za pHíqu-ica <1o sujeito raeional e pela pró– pria noção de emrna instrumental». Temos falado, :ü(> agora, do autor humano, eomo de um sujeito únÜ'o; nrn.,; o progr<:sso das eiências bíblieas diz-nos que nem todas as partes são do autor a que se

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