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IKSPIBAÇAO FJ IKJfütL\NC'L\ lfii <litas de passagem, como notas geográficas, históriras, que não SPrYem ao fim próprio da Est•ritura, por eXt'In• plo, ao dizer que os rios do Paraíso eram Pisou P GPort. Quprer restringir o earisma próprio <la inspirac;iío a certas partes da Escritura é ir eontra o emH•eito <1a ius– trurnentalidadc acima exposto, pois t•ntão sueederia que parte pertencia a urna causa e parte a outra, já que as duas colaboram, cada urna no seu grau, na produção flo mesmo efeito. Tanto nos texto:.; de S. Paulo auü·riormt'llÜ' eitado:.; (II 'rim., :3, 16), como nas afirnuu:õe:.; dos Santos Padres e Documentos Eelesiástieos, dara P terminankmPnte sP afirma a inspiraçiío omním;ida dt· tudo o (JlH' foi <'serito. No mesmo pé estão os outros Pontíl'i1·Ps: Pio X, 110 De– creto Lamentabili (3 de ~Junho th! 1!l0í), fü·nüi XY na Sviritus Paraclitus: «O sopro diYÍl10 dwga a todas as partes da Bíblia, sem s<'lPe<:iío ou <listirn;iío alguma». Inspiração das palavras. - Perguntamos, anh•:,; <fo mais nada, se é possfrel a exü,tt'neia de uma inspiraçiío circunscrita apenas aos conceitos atribuindo a expressão concreta dos mesmos unicamt>ute à aetividade nwntal do hagiógrafo. É esta uma questií.o árdua e complicada, que resumo nestas palavras de Verbuni Dei ('l'rad. csp. L I (1956), apêndices) : «Tudo o que o hagiógrafo faz ao eompor o liYro sagrado, fá-lo como instrumento de Dt•us, e, por conseguinte, na escolha das mesh~as palaxras (, assistido pelo influxo inspirafrro de Deus, Se assim niío fora, o hagiógrafo conYerter-se-ia em autor principal e o efeito não poderia adjudicar-se totalmente a Deus, sua causa principal. Além disso, as palavras são a expressão da ideia e não se pode estabelecer uma dissociação das po– tências psíquieas, limitando o influxo dfrino unieamente à concepçiío abstracta da ideia que se dev<• transmitir. Não há dúYida, mesmo psicologicamente, isto 6 difíeil de eonceber, pois uma acção físiea inspiradora, no <'nten– dimento e na vontade, há-de ter sua redurn1ância 110utras potências anímicas, como na imaginação, memória, e, de 11

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