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IKSPIHA ÇAO }J IXImHAKCIA 157 efeito, pela causa principal. O instrumento tem duas acções : uma própria e outra resultante da sua própria contextura específica. O Santo Doutor dá o exemplo clás– sico da serra, que, ao serrar, exerce duas acções : a pró– pria, inerente à sua natureza cortante, e a que lhe é comunicada pela habilidade do artífice, que é a de cortar artisticamente. Esta última virtualidade é superior à do simples instrumento material, já que este, de per si, é incapaz de plasmar e conceber a ideia artística; é a acção propriamente instrumental, que o instrumento pos– sui apenas de modo transitório, ao ser manejado pelo artífice. Por outro lado, esta acção superior ao instru– mento material não se pode realizar senão mediante a acção própria do dito instrumento, isto é, a acção de cortar. Por isso, as duas acções são inseparáveis na rea– lização da obra: o instrumento actua sob o influxo das duas acções que, embora fisicamente se identiquem na produção do efeito, contudo, distinguem-se formalmente, pois, há aí uma elevação da virtualidade própria do instrumento, sob o influxo de uina causa superior inte– ligente que o dirige. Suposta esta íntima inter-dependência das duas vir– tualidades ao serviço da causa principal, segue-se que I:> efeito é fruto da união das duas causas, de tal fo::rma que se não pode atribuir aquele a uma causa com a exclusão da outra. l\Ias pode muito bem dizer-se que o efeito é obra principalmente da causa principal que ele– vou e enobreceu a acção cega e material do instrumento. Aplicação à teoria da inspiração bíblica. -Apli– cando agora esta teoria à inspiração bíblica, Deus é a causa principal de um modo singular, enquanto move e eleva a um plano sobrenatural as potências psíquicas do autor humano, para produzir um efeito sobre-hum,ano. Neste caso, o hagiógrafo é realmente causa instrumental, enquanto age pelas suas potências intelectirns, volitivas e mecânicas, na composição deste livro divino e humano. Esta intervenção da causa superior inclui a elevação das potências anímicas para a produção dum efeito supe-

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