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111 qUt' refrrnrí, numa linguagl'm simples e figura<1a, aco– moda<la à inteligf.neia de uma humanidade menos axan– c;ada, as Y!)rdadt·s fundamentais 1n·opostas Jwla Beonomia da SalYa<;ão, ao mesmo kinpo que a <1escri<;ão po1mlar do gPrnTo humano e do poYo Pleito». Os onze priml'iros rapítulos do G(•1wse são l'<'alnwntc histórieos, isto é. os factos que o hagi6grafo nm; prPtPmle transmitir sueede– ram realrnenü•; p01ún, para a inn•stiga<;ão ela Yl'rdack histórica dPSS('S fados não JJodr>rnos seguir as mesmas regras usadas na Ílff<•Htiga,:ão hi:sttirica g1•peo-romana ou moderna. Sômentt• depois dP se (•lwgar a conh<·l'<'r os gfa1eros lit<>rários usados na antigui<1ade é que o intér– prete poderá afirmar o quP pertern•(\ à yerdade históriea <' o que (, r(mpagfln lifrrária para Pxpm· Pssa yerdack. Na eneícli<'a «II1w11mi unu ris», dr 13 de Agosto d(• 1930, o Papa, uas páginas rPfrrt•nü·s à Eseritura, la– menta r preYinP aut1azPs imvrudências de pretrnciosos e:scritores que ulfra11a:ssam, tanto nas <·irrn·ias biológicas P antropoliígieas como nas histtirieas. «os limites r:stahe– lPeidos pela IgrPja», :funda]l(1o-sp errô1H•1m1e11te na <>arta da Comissão Bíbliea ao CardPal Sulum!. Para PYitar fal– sas intl>rpretac;õ<'s, o Pa1ia (!pelara o Yt•r,1adeiro sentido da earta: «Os (mzp prinwirn:s eapítnlus do GC,11<,se perten– ePm ao g{•11ero literário histiíril'o em senti(1o YPrda<foiro, que os (\XPgt·üts (len•m inn•stigar e prec·isar>. A t·nefrliea rPecmheeP, tamhC,m, a po:,;:sihilidacle (h· os hagi6grafos SP terl'ln sen·ido de tradi<;Õ<·s populan's; porC,rn, fizeram-no sob o influxo (!a im,pira<Jío diYina, que o:,; põe a salYo ele qualqlH·r erro na <>h•i<:ão e juízo da<1udes documentos. ,;\J{>m tl<' nos ilm;trar P Ol'Í(•ntin· no enmpo da história bíbli<·a, irnliea-nos a posi(;ão (llW dt>YPmos tomar no con– flito entre a Nagrada Bseritura e as eirneias positints. O Pontífiee enalt<•ee o dr>,wjo <l<~ harmonizar os <1mlo:s (Ja Bíblia <'Olll os progressos (las <'Í01wias naturais; con– tudo, é prec-iso não <'S<llll'ePr (1oi:,; sábios prindpios: 1) 8e> se trata <te YPnfa<lPs eerürnw1ite ckmonstradas, a Igreja aeeita-a:,; e 1n·om0Ye-as, pois a n,rdade não pode contra– dizer a yerdad<"; 2) 8t> imiemn<•nte :,;e trata de meras

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