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COX'rIDfrDO DOS LIVROS DA BíBLIA 115 epístolas de S. Paulo. Extensivamente, também se cha– maram católicas as epístolas <le S. João, embora duas delas sejam dirigidas a uma só igreja, e a outra a um só indivíduo. A epístola de S. 'riago é uma exortação prática, uma pastoral que um Bispo dirige aos seus fiéis. A primeira epístola de S. Pedro é uma carta de esperança. Expõe, principalmente, as verdades relacionadas com a salva– ção pregada por Jesus, tirando conclusões práticas para a vida cristã. A segunda epístola deste apóstolo é um solene aviso parà pôr os fiéis em prevenção contra os gnóstiêos e libertinos. Afirma que Cristo voltará outra vez, e prediz a ruína do mundo, exortando a uma vida Yerdadeiramente cristã. A primeira epístola de S. João é um ardente comen– tário ao quarto l<Jvangelho. A ideia central é o amor. Nele se encontram e reconhecem os verdadeiros cristãos. A segunda ideia é a de Jesus, Filho de Deus, por Ele enviado como salvador do mundo. Os treze versículos da outra epístola recomendam o amor fraterno, fundando-se na fé em Jesus Cristo, Filho de Deus incarnado, reba– tendo as doutrinas dos falsos mestres. A terceira epístola reune uma série de conselhos e normas para o missionário. A breve epístola de S. Judas, como a segunda de Pedro, trata dos doutores. As epístolas são, pois a prolongação do coração de Cristo no coração dos seus Apóstolos. Ê por elas que penetramos nos segredos do cristianismo primitivo nos aproximamos da pessoa de Jesus e encontramo8 o f~nda– inento da felicidade e paz do espírito, segundo as pala– nas de S. João: «O que foi desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos eom os nossos olhos, e contemplá– mos, e apalparam as nossas mãos, tocando no Verbo da vida... O que vimos e ouvimos, iss'o vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão connosco» (I ,To, 1, less.). 7) - Apocalipse. -Ao lado das epístolas de S. Paulo, S. Tiago, iS. Pedro, S. Judas e S. João, há um

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