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112 A MENHAGEl\1 DA BíBLIA mmosa e úniea de J rsus Cristo, embora ai-; cores e os matizes sejam diferentt's nn rada um dt>les. Os quatro J<J-rnngt>lhos dP S. J\Iakus, S. J\Iarros, S. Lucas e S. ,João. são formas diYPrsas da Boa Nova anunciada por ,Jesus Cri,,to, são esboços da mesma imagem, fundamentalmente idêntiPa em todos. NPnhum lino foi tã.o amado, estudado e entusiàsti– <•anwnte enalteeido <·omo o Livro dos Evangelhos. Milhões de almas Pneontraram nel1• <·onsolo, força e luz. As suas páginas simph's, daras e penetrantes, apaixonam as inte– ligências privilegiadas do nosso séeulo, e os homens de maior <•oturno soeial fazpm delas tema diário de medi– tação. 'l'eodoro Ratsbona, o judeu convertido de um modo fulminante e Pspeetaeular na soledade de uma igreja ro– mana, dt·sereve dt>ste modo o seu primeiro eontacto eom u Bnmgelho: «Hee.ordo perfeitalnente o momento em qut•, depois de ter lido as últimas páginas do Antigo Testamento, abri pela primeira vez o Novo. Eram as nove da noite. A minha alma abismou-se nessa leitura de tal modo que não a pude deixar a maior parte da noito e de um fôlPgo li o Evangelho de S. Mateus. O mesmo sueedeu eom o BvangPlho de S. João». Nos Bvangt>lhos, a pessoa de Jpsus e os seus ensi– namentos são pràetieamcnte inseparáveis. Porque Jesus niío pregou uma doutrina somente com os lábios, mas vi– wu na Sua tnesma carne essa doutrina, Sua vida foi de aeção e de sofrimrnto. A finalidade do Evangelho não é apenas uma doutrinação intelectual, mas uma forma p1·átiea de vida fundada nas suas normas. Por isso, no princípio está a penitência; isto é, a atitude do homem com respeito a Deus, eonsiderado eomo t·entro de vida pela mortP do «eu» individual. Contudo, este «eu» deYc n•s:-iUHPitar em Deus, para uma vida nova e divina; o que equivale a Paminhar em pós d'Aquele quo de si mesmo disse: «eu sou o caminho, a verdade e a Yida. Ninguhn wm ao Pai i.wnão por mim» (Jo. 14, 6). No capítulo sPguinte, ao falarmos da beleza da Bí– blia, trataremos também da beleza dos Evangelhos.

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