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CONTEúDO DOR LIVIWR DA BíBLIA 109 Salmos, Provérbios, Edesiastes, Cânti<·o dos Cântieos, Sabedoria e EclPsiástieo. O objPeto geral dos livros é essencialmrnte a s.olução ·prátit·a e ronereta dos grandes problrnrns propostos à razão humana pelos acontecimen– tcs cósmicos de rada dia: DPus, origem e destino do homem, o direito, a justiça, a felicidade. Esta literatura P11cerra uma forma muito variada: exposições vivas e simples, exe!nplos e comparações. Ramifica-se em multi– colores formas de dicção : sentenças, provérbios, epigra– mas satíricos, repetições, paralelismos, etc. O livro de Job e a angústia. - O livro de ,Job, sob o ponto de vista estético, é o primeiro dos frnos sapie1i– ciais, que alguém chamou «o grande monumento bíblico da nossa angústia de Deus e do testemunho divino na mística e na religião». :B,ulton Cheen, Bispo auxiliar de Nova Iorque e um dos melhores pregadores modernos do mundo cristão, no seu admirável livro Paz na alma, no eapítulo que dedica à ansiedade, afirma que o livro de Job trata unicamente do problema da ansiedade, dessa inquietação arraigada no mais íntimo da natureza hu– mana; jamais existiu no mundo um ser humano que não sofresse um complexo de ansiedade. O Sermão da Mon– tanha é uma advrrtência simples e clara acerca da ansie– dade humana. Os escritos de Santo Agostinho versam :;obre a angústia da alma inquieta: «Pizeste, Senhor, os nossos corações para 'ri e não descansarão enquanto não repousarem em Ti». Pascal escreveu sobre a humana deswntura. No livro de Job, propõe-se o eter110 problema que tortura o homem, e buseasse uma solução satisfatória para o porquê do sofrimento: Porquê? porquê... Também eu estou compreendido? Desta luta interior do homem que, no torvelinho da prova, vaeila entre o desespero e o eonsolo da fé, entre a paciência eheia de confianca e a rebelião do orgulho; deste diálogo agónieo eom os "três velhos amigos e o Jovem Eliu, nasce, como resposta, a ideia do eastigo, da justifieação pelo sofrimento, e} final– mente, a ideia da utilidade propiciatória da dor do justo. O livro está iluminado, sobretudo, pela fé na Pro-

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