BCCCAP00000000000000000000426

COXTEf;DO D08 LIVROS DA BíBLIA 101 nominanun os li,To,; pe1a primeira ou primeiras pa– lavras <lo mpsmo. Os grq:{os deram-lhe uma <lPnomina<::ão própria, atell(IPrnlo ao argumento: (J{nr'.-;e, porque nele se narram as migens do mmHlo e do homem; Êxodo, porque narra a Kaí<la do poYo tlo Egipto; Levítico, co– lPe<:õc,; <le prescri<:Õ<'s rituais relacionadas, sobretudo, eom a triho <1e Lr-Yi; ,Vúm1 ros, porque eomec:a fazPndo G C<'llso do,; i,;rat'litas, aiit<•s de empreernlerem a YiagPm para a Terra Promdida: Dculcronômio, ou segunda Lei. O P<'ntatem·o, (•m1junto tlos einro livros meneiona– dos, (, o 1n·imPiro <loeumento que nana a eriw;ão de todas as t•oisa:-;. a dPi<:ifo de um povo quP fo:-;se o depo,;itÍlrio llas promPssas e es[H·1·ant:as mPssifiuieas 110 iueio da hu– manidade. Este JHlYo estava destinado a l'onwrter-se em profeta lfo outro;; JHJ\·os, n fim llt- qiw S(' e1m1 pri,;se, fi– J1almenü•, o reino <ll' Dmts e a :--iun vontade sobre a terra, no reino do i\l(•ssias. Não se deixa guiar pdas mitologias llP outros povos, mas pdas i(foias 11ítidas e preeisas de um Dl'us únirn, ('l'ia<lor e ]H'o\·ülente. A idl'ia l'enil'al que rt-sunH• os din·rsos dmnentos lPgislat irns, litúrgil'Os e h istórieo,; do PentatPueo, ú a l'Xist[;11<'ia de um plano di\·ino imután·l que se rPaliza imkfcet1n•lnwn!P, l'Ujo 1<•1·1wi 6 a t•riac;iío do povo de fanwl ,·omo mu;iío kol'r:ítiea. tendo a Palestina corno PMria (' a Lei i11osail'a (•omo eódigo. O honH'm foi eria<lo num l'Slado de fp]ieidade e har– monia l'om Deus; o Jl(•eado, p01·6m, privou os nos,;os prirneiros pais dt•stc (•sia<lo privill'giado. Deus easti– ga-<Js, mas. no próprn t·astigo, <lÍl-llws a promessa <la fu– tura l'l'abili1at;ão. O pel·ado p<Tn·rte a humanidade, e a juslit;a e a m ist'1·ieórdia 1Tanspan·Pem 110 dilúvio, onde apareee, tamh(•m, a idPia de amizade e de reabilitat:iío por pari<' dt· Drns (<l6n. ;-i)_ O primeiro ado do plano sahíl'i('() de Deus eonsi.s1e na ell•it:;'io de um poyq qup m:mifrsl<• ao mundo a reni– lrn:ifo <li,·i1m l' a futura 1·r·d(•11<:iío <1<> toda a humanidade. Deste modo, da história primitini, se tfospren<le, no Gr-

RkJQdWJsaXNoZXIy NDA3MTIz